segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Cambaxirra atrevida

Lina Pesce fez o choro "Bem-te-vi atrevido", aquele que tocava no programa esportivo da Rádio Mauá, comandado por um crioulo metido a besta chamado Orlando Baptista.
Mas o que eu quero mostrar pra vocês é um outro pássaro, este sim muito atrevido, chamado popularmente de cambaxirra (Troglodytes aedon).

Há algum tempo, um casal de cambaxirras fez um ninho na árvore de natal de um apartamento, se não me engano, no Grajaú. Eu pesquisei no Google, mas infelizmente não achei nada. Só achei a foto que um desses pássaros incrivelmente atrevidos e engenhosos fez no bico da garça do chafariz do Jardim Botânico do Rio


Isso é lugar de fazer ninho?

Hoje consegui fotografar mais uma peripécia desse smpático pássaro aqui da minha cadeira. Explico: eu coloquei na varanda do meu apartamento uma daquelas garrafinhas onde se coloca água com açúcar para beija-flores (dizem que é antiecológico, mas eu acho bonito e quero que os ecologistas se f... danem). Bem, as cambaxirras tem um bico fininho como o dos beija-flores, porém curvos, o que dificulta introduzi-lo (!) e sugar (!) o líquido das flores de plástico do recipiente.
Então, qual foi a malandragem das cambaxirras? Elas primeiro balançam a garrafinha, aí o líquido escorre (foto 1); depois bebem o líquido de uma caçambinha que fica logo embaixo da flor de plástico (foto 2). Espertos esses Troglodytes aedon. Os tentilhões de Darwin tiveram que esperar milhões de anos pros bicos evoluírem de acordo com o alimento de cada ilha. Mas a cambaxirra é brasileira; não desiste nunca:

Foto 1

Foto 2

Nenhum comentário: