terça-feira, 16 de novembro de 2010

DAR PALMADAS OU NÃO DAR PALMADAS ?

Quando os pais são os algozes
Autora: Meire Gomes


Agredir uma criança educa?
"Nasceu de parto natural, foi amamentado ao seio até 6 meses de vida e apresentou desenvolvimento neurológico compatível com sua idade. Como os outros irmãos, recebia palmadas ‘educativas’ rotineiramente.
Aos 4 anos de vida foi estapeado pelo pai [para aprender a dormir cedo]. Sofreu episódio convulsivo por traumatismo craniano e perdeu a consciência.
Foi internado em Unidade de Terapia Intensiva e ao recuperar a consciência estava sem capacidade de falar, alheio ao ambiente e com deficiência de força nos braços e pernas.
Voltou a andar aos 5 anos, quando passou a emitir palavras soltas até estabelecer diálogo contendo verbos dois anos após. Frequentou escola regular mas não aprendeu a ler. Não faz operações matemáticas básicas e não reconhece cores.
Apresenta facies oligofrênico*, o discurso mostra vocabulário pobre e troca de fonemas. Há sinais de automutilação** em rosto, braços e pernas.
Postura depressiva grave. Responde “nada” à pergunta sobre o que lhe traz felicidade. Fala em morrer, “eu qué levá um tiro”.
O pai , que nunca foi punido, morreu há 10 anos."

Atendimento realizado no dia 11/11/2010

Texto integral AQUI

Nenhum comentário: