quarta-feira, 25 de maio de 2011

Cada um fala do jeito que aprendeu

O vídeo mostra como os apresentadores da rede de TV que mais influencia a chamada "opinião pública" são ignorantes em matéria de comunicação. É como se um jogador de futebol não soubesse o que é um escanteio (nem vamos falar da lei do impedimento, pois essa nem certos árbitros sabem e podem aplicar).

A Rede Globo faz parte do aparato que serve à elite brasileira e, dessa forma, reproduz o que essa elite falsamente culta determina o que é certo ou errado.

A Rede Globo (leia-se elite) quer mandar em tudo. Ela que sabe como se vota "certo"; como se come "certo" e até como se fala "certo". É mais uma forma, dentre tantas outras, de se segregar os mais humildes. Aqueles que "falam errado" e moram longe. Errado em relação a quê? Longe em relação a quê?

Mas para desespero dessa elite corrupta, esnobe, nojenta, hipócrita, estúpida, ignorante e escravagista, o Brasil está mudando. E mudando pra melhor. Enormes contingentes de homens e mulheres estão adquirindo cidadania e, com isso, seu modo de falar e reproduzir sua cultura (aqui o termo é usado no sentido antropológico de modo de viver e se relacionar socialemente) passa a ser notado e respeitado.

É, meus amigos, aqueles que o teatrólogo Augusto Boal chamou de invisíveis estão cada vez mais presentes e bem visíveis para horror dos ditadores de normas de conduta. Vamos ao vídeo.

Notem, logo no começo, a risada de deboche da apresentadora quando o professor exemplifica a expressão "nós vai".

Nenhum comentário: