sexta-feira, 29 de julho de 2011

Lista "suja" do trabalho escravo sobe para 251

Ainda existem 27 milhões de escravos no mundo
São Paulo – A nova "lista suja" de empregadores explorando trabalhadores em situação análoga à de escravidão, ganhou 48 nomes, enquanto 15 foram excluídos, sendo cinco em definitivo. A relação foi divulgada nesta sexta-feira (29) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que produz o levantamento. Agora, são 251 infratores, entre pessoas físicas e jurídicas (clique aqui para acessar a lista completa). 


No mundoDe acordo com a lei a escravidão não existe mais. O último país a abolir a escravidão foi a Mauretânia em 1981. Porém a escravidão continua em muitos países, pois as leis não são aplicadas. Elas foram somente feitas pela pressão de outros países e da ONU, mas não representam a vontade do governo do respectivo país. Hoje em dia tem pelo menos 27 milhões escravos no mundo.

Quando falamos de trabalho escravo, a imagem que temos é de uma lembrança do passado, restrita aos livros de História. Infelizmente isso não é verdade. A escravidão permanece até os dias de hoje, não apenas nos países pobres como nos desenvolvidos. Produto da desigualdade e da impunidade, ela é uma grave doença social. Em sua forma contemporânea apresenta-se nas mais diversas formas: da prostituição infantil ao tráfico de órgãos, do tráfico internacional de mulheres à exploração de imigrantes ilegais e à servidão por dívida.



(...)


Infelizmente, nessas estatísticas não são contadas milhões de mulheres e meninas, que pela tradição ou até as leis em muitos países muçulmanos e outras regiões são consideradas propriedade de seus maridos ou pais.

Nenhum comentário: