sábado, 22 de outubro de 2011

Você já ouviu falar em Douglas Adams?

Um guia sobre Douglas Adams

Autora: Rayssa Gon

Dawkins dedicou a ele "Deus, um Delírio"
Para muitos leitores, Douglas Adams pode ser “apenas” o cara para quem Richard Dawkins dedicou seu livro mais famoso e polêmico, Deus, um Delirio. Para outros, pode ser “somente” o escritor britânico autor da série de ficção científica O Guia do Mochileiro das Galaxias. Porém Douglas Adams se tornou um verdadeiro “nó” da cultura pop: ao mesmo tempo em que ele fez referência a vários artistas em suas produções – que inclui todo tipo de mídia – outros artistas deixam claro a influencia que receberam do escritor nascido em Cambridge.

A dedicatória feita por Dawkins é acompanhada de uma frase retirada do primeiro livro de Douglas Adams e sintetiza perfeitamente os pontos em comum da produção desses dois autores: “Não basta apreciar a beleza de um jardim, sem ter que imaginar que há fadas nele?”. Richard Dawkins ainda cita o amigo, sempre de forma pontual, mas com uma ponta dolorida de saudade, em O Relojoeiro Cego e A Grande História da Evolução. Não a toa. Dawkins foi apresentado àquela que seria sua futura esposa, Lalla Ward, pelo próprio Adams.

Muitos personagens e passagens do Guia do Mochileiro ganharam destaque especial ao longo do tempo. É o caso do número 42. Se você não está entendendo, por favor, leia os livros o quanto antes! O 42 pode mudar vidas completamente. Garanto que ele vai, no mínimo, te surpreender. Diz-se que Douglas Adams escolheu justo esse número para tamanha, digamos, responsabilidade, pois foi aos 42 anos de idade que se tornou pai. Sem contar que no dia de seu quadragésimo segundo aniversario ele foi convidado por seu amigo, David Guilmour , guitarrista do Pink Floyd, a tocar duas musicas junto com a banda numa apresentação em Londres. Adams também teria se inspirado no Pink Floyd na criação da banda “Disaster Area”. Talvez alguns de vocês já saibam que a musica Paranoid Android, do Radiohead, se baseou num dos personagens mais famosos de Adams, Marvin , o tragicômico robô depressivo.

Continua no Bule Voador.

Nenhum comentário: