quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Vamos comemorar: excomunhão de Fidel faz bodas de ouro!

Faltando dois meses para a visita do Papa Bento XVI a Cuba, a pena de excomunhão do ex-presidente do país, Fidel Castro, completou 50 anos nesta terça-feira (03/01).

Fidel quase se suicidou quando
soube que fora excomungado pelo
queridinho dos "progressistas", João XXIII(*)

Fontes ligadas ao Vaticano informaram à Agência Efe que desconheciam o aniversário da pena e informaram que não havia nada programado a respeito do assunto.

As mesmas fontes lembraram ainda que a excomunhão de Fidel não foi um entrave na visita de João Paulo II durante a visita do Papa à ilha em janeiro de 1998. Dessa forma, a pena não traria problemas durante a visita do Papa alemão.

A ida de João Paulo II a Cuba, inclusive, fez com que o governo suspendesse a proibição de procissões públicas e autorizasse a entrada de sacerdotes e religiosos no país.

Na ocasião, o Papa afirmou que Cuba deveria se abrir ao mundo e que o inverso também ocorresse. No último dia 18 de dezembro, o atual presidente de Cuba, Raul Castro, irmão de Fidel, afirmou que o país receberia o Papa com "afeto e respeito".

Apesar da aproximação entre o governo cubano e a Igreja Católica, o Vaticano não sinalizou em nenhum momento a retirada da excomunhão de Fidel Castro.

Divirta-se mais em opera mundi

(*) também conhecido como João Quase Quase.


Nenhum comentário: