sexta-feira, 6 de abril de 2012

Demóstenes e seus amiguinhos

Aí, quando alguém do povão diz que tem nojo dos políticos, eu fico com cara de bunda. 

Publicado no Blog do Nassif

Os "amigos do Demóstenes"
Autor: Luiz Cesar

Solidariedade tem limites
No dia 06 de março último, o Senador Demóstenes Torres, fez um pronunciamento tratando das notícias que o vinculavam ao Carlos Cachoeira.

Procurei pelo vídeo e acabei me contentando com a transcrição do texto, que encontrei no sítio do Senado (http://www.senado.gov.br/atividade/pronunciamento/detTexto.asp?t=391880).

Eu não vi o pronunciamento. Vi os apartes. Não lamentei porque peguei o melhor da festa, ao vivo. No dia, ainda sem saber o tanto que sei hoje, fiquei impressionado com o apoio de tantos Senadores, com tantos testemunhos e certificações de honestidade conduta ilibada, de retidão, de transparência em tudo o que o Demótenes fez e prometia fazer, pelo resto da vida!

Hoje, lendo aqueles depoimentos, ora rio, ora sinto vergonha alheia, ora fico triste com a qualidade intelectual e moral de figuras de renome que fazem parte do atual Senado Federal.

A defesa incondicional de, quase, a totalidade dos que apartearam dá dó. Fico a pensar se esses mesmos atores (ator no sentido de irreal que o termo possa associar), repetiriam o mesmo discurso, na próxima vez que o Demóstenes subir ao púlpito, se subir, de brocha na mão, para vociferar nova defesa (ou primeira defesa).

Alguns deles já tiram a escada: Agripino; Dias, aquele senador contratado da globo (se não é deveria cobrar salário, pelo tanto aparece para falar sobre qualquer coisa do interêsse da globo); um senador do PSOL, idem. Não sei dos outros, não vi mais depoimentos recentes, o que não significam que não tenham ajudado na retirada da escada.

Separei alguns trechos, por critério pessoal, que demonstra o apoio e solidariedade de TODOS que se pronunciaram. Uns mais, outros menos. Mas, nenhum, é tão contundente quanto ao de um Senador do PSDB – PA (Mário alguma coisa). Esse não deu para retirar trecho. Fez o aparte de pé, numa deferência ao “grande senador”. Bateu palmas. Desejou que todos os políticos fossem iguais ao Demóstenes. O aparte vai na íntegra.

Tem um momento cômico. Um não, dois. Ambos, protagonizados (não poderia deixar de ser) pelo Senador Suplicy.

Primeiro - As lideranças tinham combinado que não haveria apartes. Demostenes falaria e ponto final. Possivelmente, ajustaram isso com o próprio, entendendo que haveria risco de alguém criar uma saia justa. O Supla pai, sabendo ou não, desatento ou não, defecou e andou para o acordo e iniciou uma sequência de depoimentos mais ridícula e tristes que pude assistir (e assisto muito, sempre, há muito tempo) no plenário do Senado.

Segundo - Não bastasse isso, ainda mandou: “...um número considerável de ligações telefônicas com esse Sr. João Cachoeira, assim conhecido,..”. JOÃO CACHOEIRA, Supla? De onde saiu esse JOÃO?

Para quem não tiver saco, ou tempo para ler todo os pronunciamento, nem mesmo os trechos que selecionei, recomendo que não deixe de ler, pelo menos, os do Agripino; do Álvaro Dias; do Mário, aquele que não é do armário, mas do Pará; Cristovam Buarque; Pedro Simon; Lobão Filho; Vicentinho Alves; Jayme Campos. Esse último é obrigatório.

Lista dos amigos do Demóstenes (em ordem alfabética, para facilitar...) :

Aécio Neves - Alfredo Nascimento - Aloysio Nunes Ferreira - Álvaro Dias - Ana Amélia - Antonio Carlos Valadares - Antonio Russo - Armando Monteiro - Benedito De Lira - Blairo Maggi - Casildo Maldaner - Cassio Cunha Lima - Cristovam Buarque - Cyro Miranda - Eduardo Braga - Eduardo Suplicy - Eunício Oliveira - Flexa Ribeiro - Francisco Dornelles - Inácio Arruda - Ivo Cassol - Jarbas Vasconcelos - Jayme Campos - Joao Ribeiro - Jorge Viana - Jose Agripino - Katia Abreu - Lobão Filho - Lucia Vania - Luiz Henrique - Mario Couto - Marta Suplicy - Mozarildo Cavalcanti - Paulo Paim - Pedro Simon - Pedro Taques - Randolfe Rodrigues - Ricardo Ferraço - Roberto Requião - Rodrigo Rollemberg - Romero Juca - Vicentinho Alves - Vital Do Rego - Waldemir Moka

Antes dos trechos, deixo minha dúvida, ingênua e pueril: como se comportarão os “amigos do Demóstenes”, no caso de uma, possível, votação em processo disciplinar?

Nota do Blog: os pronunciamentos em defesa de Demóstenes você pode ver no link citado no começo do post. 

Um comentário:

Karla Costa disse...

Como naquela antiga piada, eles devem agora estar pensando:

Ai que vergonha do compadre!