sexta-feira, 20 de julho de 2012

Atropelamento é a maior causa de morte de crianças no trânsito

Com base na pesquisa feita pela ONG Criança Segura, que utilizou dados de 2010 do Ministério da Saúde, 38% das crianças de 0 a 14 anos mortas no trânsito corresponde aos atropelamentos. Ao total, 7.392 foram atropeladas e internadas.

O Estado de Sergipe foi o campeão em mortes de crianças vítimas de atropleamento, seguido de Tocantins, Goiás e Santa Catarina. Eles têm em média taxa de 2,60 por cem mil habitantes. Já o Amapá, com taxa de 0,90, é o Estado que apresentou menor taxa. Acre e Roraima não apresentaram registros de mortes por atropelamentos o que pode estar relacionado à uma deficiência na notificação destas lesões, constata a Criança Segura.

Segundo a ONG, os pequenos são mais vulneráveis a este perigo porque estão expostos às condições de tráfego que superam sua capacidade de percepção do risco. Para prevenir este acidente, os responsáveis devem supervisionar sempre até que a criança demonstre habilidades e capacidade de julgamento do trânsito. Isto se dá a partir dos 10 anos aproximadamente.

Ainda em desenvolvimento, as crianças são incapazes de discernir a velocidade e distância dos veículos, direção de onde vêm os sons, têm a visão periférica limitada (não enxergam nas laterais) e, devido à sua estatura, nem sempre podem ser vistos pelos motoristas, afirmou a Criança Segura.

Fonte: Portal do Trânsito

Clique AQUI

Nenhum comentário: