quinta-feira, 12 de julho de 2012

Maestro José Siqueira

Mais um brasileiro ilustre e desconhecido

1907 Conceição do Piancó/Paraiba – 1985 Rio de Janeiro/RJ

Um dos brasileiros mais ilustres, o maestro José Siqueira é natural de Conceição do Piancó - Paraíba.

Foi professor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro; idealizou e criou a Orquestra Sinfônica Brasileira; membro fundador da Academia Brasileira de Música e da Academia Brasileira de Artes; regeu as mais importantes orquestras do mundo, nos Estados Unidos, Canadá, França, Portugal, Itália, Holanda, Bélgica, e na Rússia, onde boa parte de sua obra foi editorada e preservada; membro do Júri de Composição em Moscou; oficializou junto ao prefeito Miguel Arraes, a Orquestra Sinfônica do Recife, a mais antiga do país. Idealizou e criou a Ordem dos Músicos do Brasil, assumindo a sua Presidência em 1960.

Regente e compositor reconhecido com mérito no Brasil e no exterior, regeu nos Estados Unidos grandes orquestras como a Sinfônica de Filadélfia, Detroit, Rochester. Na França, a orquestra da rádio de Paris; e em Roma, a Sinfônica de Roma, entre outras. Também regeu a Orquestra Filarmônica de Moscou, onde participou como júri de grandes concursos internacionais.

Deve-se a ele também a criação da Orquestra Sinfônica de Rio de Janeiro, Orquestra Sinfônica Nacional, Orquestra de Câmara do Brasil, Sociedade Artística Internacional, o Clube do Disco e a União dos Músicos do Brasil.

Nota: sei que a maioria dos que acessam esse blog não vai dar a menor pelota para esse post; mas eu estou mais interessado na minoria.

Fonte: Blog do Maestro José Siqueira

Madrigal com Maria Lucia Godoy


Nenhum comentário: